terça-feira, 29 de maio de 2012

AUTO-ESTIMA!

A auto-estima nada mais é do que a avaliação que a pessoa faz de si mesma e de suas experiências interpessoais. Começamos a formar nossa auto-estima quando crianças, a partir da maneira como somos tratadas por pessoas importantes em nossas vidas, (como pais, amigos e professores), e de como os outros nos atribuem valor, que são percebidos nas atitudes como atenção, afeto, elogios e valorização.

Na CIA de Dança Guerreiros, todos os alunos têm a Paralisia Cerebral como diagnóstico, sendo em maior ou menor grau de comprometimento. Isso, por si só, os torna "diferentes fisicamente" dos amigos de sua idade, os impedindo de fazer coisas que os outros conseguem fazer. Isso pode ser um motivo para terem sua auto-estima rebaixada, já que podem sentir-se inferiores aos demais, incapacitados de realizar as atividades que os colegas executam.

Ao ingressarem na CIA, deparam-se com colegas que possuem as mesmas dificuldades, e que na dança conseguem superar-se e mostrar que podem dançar, se divertir com a dança, e serem valorizados por isso. Ao se apresentarem nos espetáculos da CIA, recebem sempre muitos aplausos, carinho, sorrisos e palavras de incentivo e de valorização, o que reforça positivamente sua atitude de dançar, e mais do que isso, sua presença no grupo, na sociedade, e para si mesmo como indivíduo dotado de capacidades e talento. Assim, percebem que são iguais aos outros amigos, e que não é o fato de terem uma dificuldade física que os torna melhores ou piores que ninguém, mas sim indivíduos com capacidades incrivelmente maravilhosas!

Uma delas, inclusive, é a capacidade de nos emocionar a cada aula, a cada apresentação, a cada passo realizado com esforço e sucesso!